“Somos um só povo e duas nações”, diz Agnaldo Miudinho no Parlasul em Foz do Iguaçu

Presidente da Câmara de Ponta Porã e prefeito de Foz do Iguaçu destacam fortalecimento da integração

Por: Redação Fonte: Edilson José

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, acompanhado da equipe técnica do legislativo e de representante da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, participam desde o final da semana passada das atividades do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que será encerrado nesta segunda-feira à tarde em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai.
Entre as várias reuniões que participou para troca de experiências, Agnado Miudinho conversou com o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro ou apenas Chico Brasileiro, como é conhecido naquela cidade. Os dois falaram sobre a importância de se buscar o fortalecimento da integração regional entre as cidades situadas em faixas de fronteira, como é o caso de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero, que são cidades gêmeas que formam uma conurbação internacional.
Durante as atividades do Parlasul, segundo Agnaldo Miudinho, foi realizada uma audiência pública com o tema “Fronteiras e Gestão Coordenada: Infraestrutura, logística e livre circulação de pessoas no Mercosul”.  Um dos debates direcionou o foco para o Sistema de Transportes Internacionais Rodoviários, que busca melhorar a gestão dos fluxos comerciais e de viajantes, sem barreiras, agilizando o trânsito de mercadorias e pessoas e a infraestrutura e logística do corredor bioceânico em construção, que vai possibilitar as exportações de produtos da região de fronteira pelo porto da cidade de Porto Murtinho.
Outros temas muito importantes também entraram no debate desta segunda-feira como questões de integração e parcerias para combater de forma mais eficaz o crime organizado, principalmente no que se relaciona ao tráfico de drogas. Também foi colocada em pauta a questão do trabalho infantil que precisa ser erradicado no Brasil e em outras nações da América do Sul e a questão de relacionamento econômico externo do Mercosul com outros países, assim como foi feita discussão de uma agenda sobre segurança alimentar para todos, através do trabalho da frente parlamentar contra a fome. “A reunião do Parlasul em Foz do Iguaçu nos inspira a lutar ainda mais, por mais parcerias, mais integração, somos um só povo e duas nações”, finalizou Agnaldo Miudinho.

Categorias

Pular para o conteúdo