Ponta Porã e Pedro Juan Caballero unidas pela “Carta da Fronteira”

Parlim aprova “Carta da Fronteira” defendendo tratamento diferenciado às cidades-gêmeas

A fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero sediará entre os dias 27 a 29 de outubro, audiência pública do Parlamento do Mercosul, o Parlasul, quando uma extensa pauta de trabalho estará sendo desenvolvida. Parlamentares e representantes dos países do Mercosul devem marcar presença, debatendo questões atinentes às fronteiras.
Vereadores de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero encampam movimento para fortalecer as ações conjuntas visando adequar o tratamento diferenciado no tocante a gestão pública de recursos, notadamente em áreas específicas como saúde e obras, direcionada a infraestrutura urbana.


Além de debater questões atinentes a infraestrutura e logística na fronteira, durante a reunião do ParlaSul será tratada a “Carta da Fronteira”, aprovada nesta quinta-feira, 25, pelo Parlamento Internacional Municipal (Parlim) durante sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã.
O encontro reuniu vereadores de Ponta Porã e concejales de Pedro Juan Caballero e teve como destaque a aprovação da “Carta da Fronteira”.


O documento, lido pelo presidente da Câmara de Ponta Porã, vereador Agnaldo Pereira Lima, enfatiza o princípio de que “iguais devem ser tratados como iguais e os diferentes como diferentes”, ressaltando a necessidade de um olhar específico para as cidades-gêmeas da linha de fronteira do Brasil com outros países.
A carta reforça que o Mercosul reconhece a condição diferenciada dessas localidades e defende que os serviços públicos, em especial os de Saúde, recebam tratamento adequado à realidade de integração entre os povos fronteiriços.
A “Carta da Fronteira” será levada para a audiência pública do Parlamento do Mercosul (ParlaSul), consolidando a pauta binacional como prioridade para as duas cidades.

Categorias

Acessar o conteúdo